segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Evento sobre a Diabetes Mellitus na Chacrinha

                                         O que é a Diabetes Mellitus ?

diabetes mellitus é hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença, mas espera-se que este número chegue a 380 milhões, em 2025. Apenas no Brasil, 12 milhões de pessoas têm diabetes, e muitas ainda nem foram diagnosticadas.



                           Causas do diabetes mellitus


O diabetes é uma doença de base genética e hereditária. Em geral, se há histórico na família entre parentes de primeiro grau, há possibilidades maiores de desenvolver a doença.O diabetes é uma síndrome do metabolismo que resulta no acúmulo de glicose pelo organismo. Pacientes com diabetes apresentam deficiência na função da insulina, o hormônio responsável por metabolizar a glicose, ou mesmo apresentam falta de insulina no organismo.
Com a deficiência de insulina, o organismo não absorve a glicose e as taxas de açúcar no sangue aumentam de forma permanente, o que se caracteriza como hiperglicemia e dá origem ao diabetes.

                       Classificações do diabetes mellitus
Além do fator genético,o diabetes é uma doença totalmente ligada ao estilo de vida adotado.Uma pessoa com alimentação desequilibrada ,rica em gorduras ,carboidratos,açucares e produtos industrializados, e pobre em vegetais,legumes e frutas têm mais fatores de risco e ,juntos,contribuem para o aparecimento da doença.O diabetes é uma doença sistêmica e pode prejudicar diversos órgãos,se não controlado adequadamente,por meio de um tratamento multidisciplinar que envolvem medicamentos ,dieta regulada e equilibrada, e exercícios físicos,dentre as complicações do diabetes estão :
retinopatia diabética ,edema macular diabético ,pé diabético,infarto,dentre outros.
O diabetes pode ser, do tipo 1,tipo 2,gestacional e o pré diabetes .

































sábado, 9 de novembro de 2013

P.S.E no colégio Frei Cassiano

Foi feito no dia 08.11.2013 o P.S.E. no Colégio Frei Cassiano com o intuito de conversar com as crianças sobre o que é o piolho e o modo correto de se prevenir e tratar.




 O que são piolhos?
                                  
   Os piolhos são insetos muito pequenos que vivem na pele e podem se alojar no couro cabeludo. Eles podem ser transmitidos pelo contato próximo com outras pessoas. Os piolhos da cabeça são transmitidos facilmente, especialmente entre as crianças nas escolas. 




Quais são as causas do piolho?

   Os piolhos são mais comuns em condições de aglomeração de pessoas e contato próximo. Os piolhos infectam os cabelos da cabeça e põem ovos minúsculos nos mesmos que podem até ser confundidos com a caspa. Diferente desta, ao invés de se soltarem do couro cabeludo, eles permanecem ali. Os piolhos da cabeça podem viver até 30 dias em seres humanos. Os ovos podem viver por mais de duas semanas.


Como pega o piolho?

   Pega-se piolho se:
  • Entrar em contato com roupas ou artigos de cama infestados;
  • Compartilhar chapéus, toalhas, escovas de cabelo ou pentes com alguém que tenha piolhos da cabeça.

Sintomas do piolho:

   Os sintomas incluem: 
  • Coceira intensa no couro cabeludo;
  • Protuberâncias pequenas e vermelhas no couro cabeludo, no pescoço e nos ombros (as protuberâncias podem encrostar e vazar);
  • Minúsculos pontos brancos (ovos ou lêndeas) na raiz de cada fio que são difíceis de remover.Os piolhos no couro cabeludo e nas roupas podem ser difíceis de ver, a menos que sejam muitos.




Exame para detectar piolhos. 

   Os piolhos da cabeça podem ser difíceis de ver. Você precisa observar com atenção e, se possível, observe a cabeça da pessoa sob luz forte. O sol forte ou os cômodos mais iluminados da sua casa durante o dia podem funcionar também. Separe o cabelo até o couro cabeludo, em seções bem pequenas, e procure piolhos em movimento ou ovos (lêndeas), com a ajuda do pente de cerdas finas. Procure dessa forma em toda a cabeça. Observe com atenção a parte superior do pescoço e as orelhas, os locais mais comuns para encontrar ovos de piolhos.


Tratamento para o piolho.

   Após observação cuidadosa da cabeça, ao encontrar a forma viva do piolho (imagem ilustrativa abaixo), é preciso que estas sejam eliminadas para que não ponham mais ovos (lêndeas), interrompendo, assim, o ciclo de reprodução do piolho. Existem produtos medicinais que devem ser utilizados nestas ocasiões, onde é necessário lavar bem os cabelos e depois aplicar o produto, deixando-o agir por 10 minutos.

Adam


   O mais importante, além do tratamento em si, é a prevenção! Então, caso alguém da família tenha piolho, é importante:
  • Observar a cabeça das outras pessoas da casa, utilizando o pente fino;
  • Tratar rapidamente a pessoa com a infestação, evitando que seja transmitido à outros;
  • Lave todas as roupas e artigos de cama em água quente com detergente;
  • Lave com água quente os artigos como pentes, escovas de cabelo.


" As postagens e comentários aqui publicados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores. Os editores reservam-se o direito de excluir conteúdo ofensivo ou meramente promocional "

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes