quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dia dos Agentes Comunitarios de Saúde

Unidade de Pol
ACONTECE
06/10/2014
Agentes comunitários de saúde do Turano recebem homenagem
Foram reconhecidos pelos serviços de atenção básica prestados na comunidade
  • Compartilhar
Imagens
Iniciativa foi para comemorar o Dia do Agente Comunitário de Saúde na comunidade / Agnaldo Santana
​Alfredo Mergulhão
Responsáveis pela integração entre a equipe de saúde e a população atendida, os agentes comunitários foram homenageados na tarde desta segunda-feira, dia 6 de outubro. Eles tiveram o reconhecimento pelos serviços de atenção básica prestados na comunidade, no Centro Municipal de Saúde do Turano.

No Turano, a equipe é composta por 20 moradores da comunidade
No Turano, a equipe é composta por 20 moradores da comunidade

O Dia do Agente Comunitário de Saúde é celebrado oficialmente no dia 4 de outubro. No Turano, são 20 profissionais, todos obrigatoriamente moradores da comunidade. Eles conhecem cada beco, viela e casa do morro que percorrem levando orientações relativas à utilização dos serviços disponíveis pela rede pública às famílias locais.
"Eles são nossos olhos e ouvidos na comunidade. Por serem moradores, eles têm mais facilidade para criar vínculos com cada paciente. São fundamentais para o sucesso da estratégia de saúde da família", afirma Celly Varga, gerente do CMS Turano.

A diarista Pollyana e seu filho de 1 ano são atendidos pelos agentes
A diarista Polyana e seu filho de 1 ano são atendidos pelos agentes

Para se ter uma ideia da responsabilidade dos agentes comunitários de saúde, eles cuidam atualmente de 102 gestantes, indo até a casa delas, no Turano. Participam do pré-natal, orientam sobre amamentação e ainda aproveitam a inserção na casa das pessoas para observar sinais de algum problema de saúde que o paciente ou familiar não percebeu.
A diarista Polyana Teixeira da Rocha, de 30 anos, aprova o trabalho dos agentes comunitários de saúde, sobretudo em relação a seu filho Kauã, de 1 ano e meio. "Para mim, o mais importante é a atenção que eles dão. São pessoas da comunidade, que a gente já conhece", diz.
O Turano tem ao todo 12 mil moradores. E as enfermidades mais recorrentes são hipertensão e diabetes. Para a agente Selma Gonçalves de Paula, é gratificante colaborar com a própria vizinhança. "Eu vejo que eles (os pacientes) têm uma confiança muito grande no nosso trabalho, até maior que no médico. Isso aumenta nossa responsabilidade mas é muito bom poder ajudar", afirma.

1 comentários:

Mariana Machado disse...

Parabéns aos profissionais Agentes Comunitários de Saúde!

Postar um comentário

" As postagens e comentários aqui publicados são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores. Os editores reservam-se o direito de excluir conteúdo ofensivo ou meramente promocional "

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes